Skip to main content
Itzuli ToponHisp
  • Consulta del diccionario
  • Resultados del proyecto
  • Bibliografía
  • Fuentes
  • Ikertzaileentzako sarrera
esglcaeupt-ptastan

Divor

Divor

Tipologia edo geografia karakterizazioa

Río
Idioma del topónimo
Portugués

Etimoa

WAD
Árabe
Hidrotoponimia » Ur lasterrak
*IBOR
Incierto
Hidrotoponimia » Ur lasterrak

Laburpen orokorra

Hidrónimo talvez híbrido, tem um primeiro elemento claramente de origem árabe (od- < WAD) e um segundo elemento de provável origem pré-latina não determinada.

Geografi, historia, administrazio alderdiak

Rio que nasce no concelho de Arraiolos e desagua na margem esquerda do Sorraia (CMP 1:25 000, folha 448 — Nossa Senhora da Graça do Divor; 438 — Igrejinha, Arraiolos; 437 — Arraiolos; 423 — Aldeia da Serra, Arraiolos; 409 — Pavia, Mora; 408 — Mora; 407 — Santana do Mato, Coruche; 393 — Erra, Coruche).

Leku izen honentzako informazio berezkoa

O nome do rio ocorre em duas variantes Odivor, mais antiga, e Divor, que é a atualmente em uso (cf. Vasconcelos 1918: 62). Diacronicamente, a primeira precedeu, portanto, a segunda, tendo havido na passagem de uma à outra a reanálise do o- inicial como artigo definido, o que explica que, além de “ribeira de Divor”, também se registe atualmente como nome completo a sequência “ribeira do Divor”, com artigo definido (cf. RTP).

Joaquim Silveira (EsboçosSilveira p. 271) considera que o segundo elemento do nome tem origem árabe, filiando-o em al bur, para ele, o mesmo que ‘a charneca’, etimologia comum ao topónimo Alvor. José Pedro Machado (DOELP)) propõe antes uma origem pré-latina e contesta a proposta de Silveira, justamente em relação ao ponto que este tinha tido o cuidado de justificar: a ausência de artigo antes de bur. Com efeito, é de esperar que em árabe, ocorra o artigo antes de um item do léxico comum que ocorra como segundo elemento na construção determinativa ou construção de genitivo (idafa).

Vvirando a atenção para lá da fronteira portuguesa, avulta a forma Ibor, nome de um rio da província espanhola de Cáceres, como eventual pista para a etimologia de Divor (ou Odivor). Podendo a semelhança fónica dos dois nomes sugerir uma relação estreita e sabendo que Od- e Odi- têm origem no árabe, pode interpretar-se o elemento -ivor ou -vor com base no cacerenho Ibor, o qual, para GonzalezSalgado_2006 (p. 1447), seguindo SánchezSalor_Ibor, «[…] presenta una raíz preindoeuropea IP- muy extendida en hidrónimos de toda Europa y el norte de África […]». GonzalezSalgado_2006 (p. 1447, n. 18) refere-se igualmente à tese de GarcíadeDiego_1975, segundo o qual Ibor seria o resultado de Ebura, nome pré-latino, sem filiação clara (céltico? pré-céltico? pré-indo-europeu?). Tanto Sánchez Salor como García de Diego negam origem ibérica ao hidrónimo em apreço (supostamente a partir da raiz ibar ‘rio’).

A hipótese de García Diego é especialmente sugestiva, quando se pensa numa eventual relação entre Ebura e Ebora, forma das fontes da Antiguidade que está na origem de Évora (Guerra_1998, p. 432/433). Com base em Ebora, pode supor-se uma eventual formação no período árabe que hipoteticamente poderia ser *wadi Yabura, ou seja, ‘o rio de Évora’, sendo Yabura a adaptação árabe de Ebora. Contudo, a própria forma Ibor é conciliável com Divor, aceitando que a raiz *ip- evolui condicionada pela fonologia árabe, com o característico vozeamento da oclusiva bilabial surda (*Paca/Paga ou *Pace > Beja). O vocalismo poderia ter-se alterado de modo a adaptar-se ao reportório vocálico do árabe, operação que estaria refletida na passagem de e a i na primeira sílaba e de o a u na segunda. A relação de Divor com Ebura também é configurável em árabe, embora fique por explicar a apócope do -a da forma pré-latina ou latina.

Na perspetiva da tese do europeu antigo, E. Bascuas (BascuasHidron_2002, p. 35/36) sublinha o caráter indo-europeu de Ibor, que exibe uma terminação muito frequente na hidronímia pré-romana (Sabor, Onor, Miñor, Osor, Lidor, etc.).

Sobre a etimologia integral de Divor pouco se pode apurar com segurança, pelo que o mais plausível, portanto, é manter a proposta do DOELP, a de analisar diacronicamente este hidrónimo como um composto híbrido em que o árabe od- ou odi- se associa a um segundo elemento de origem obscura.

Dokumentazio historikoa

Antzinatekoa eta Erdi Arokoa

  • Divor (Fernão Lopes, Crónica de D. João I – parte I, cap. CXLVI)

Garaikidea

  • "He banhada da Ribeira de Odivor, que fertiliza seus campos" 1712 Bluteau p. 110
  • "Odivor. Fertliza pela parte do Norte os campos da Villa das Aguias" 1762 Castro_Mappa p. 134
  • "Ribeira de Divôr. Entra na margem supeior da folha a 4500 metros a Norte da freguezia de Arraiollos"  1904-1914 Bolama_Carta vol. 1 p. 70
Carlos Rocha:  "Divor", 

en Toponimia de Galicia e Portugal (PID2020-114216RB-C61), proyecto integrado en Toponomasticon Hispaniae, financiado por el MCIN/AEI/10.13039/501100011033/. http://toponhisp.org 

[consultado en 18-11-2025].
Data: 17/11/2025
2866
portugues

Coordenadas: -8.104041 38.866001

Las coordenadas en el estado español proceden del IGE

×Cerrar

Visualización de capas

One fine body…

Close Save changes
Transcripción fonética
[divˈoɾ]
Probintzia
Santarém
Bizilagunak
Daturik ez

Herritarren izena eta talde izengoitiak

Herritarren izena(k)
Daturik ez
Sasigentilizioak
Daturik ez

Leku izenak sortutako jende izenak

Abizena
No ha generado apellido
Izena
Ez du jende izenik sortu

Bibliografia berezia

Bibliografiarik ez dago

Sinadurak

Erredakzioa: Carlos Rocha

Rio Divor (AllAbout Portugal, 15/10/2023, https://www.allaboutportugal.pt/pt/mora/recursos-naturais/ribeira-do-divor)

Rio Divor (AllAbout Portugal, 15/10/2023, https://www.allaboutportugal.pt/pt/mora/recursos-naturais/ribeira-do-divor)

Ministerio de ciencia
Xunta de Galicia
Instituto da Lingua Galega
UPNA
UAM
Universidad de Zaragoza

MCIN/AEI/10.23039/501100011033k finantzatu du Toponomasticon Hispaniae I+D+I proiektua. Aplikazio honek Galiziako Xuntak ikerketa guneen finkapenerako eta egituraketarako ematen dituen laguntzetako bat izan zuen.

Menú del pie

  • Pribatutasun politikak
  • Cookies politikak
  • Harremanetarako
-
-
-
-