Portimão
Tipologia ou caracterização geográfica
Étimo
Ámbito semántico
Resumo geral
Cidade portuária algarvia, cuja denominação provém do latim portu magnu 'grande espaço aquático ou assentamento portuário'. Durante o domínio islâmico é referenciada como alcaria e castelo, sendo da forma arabizada Burtimún que provém o topónimo atual Portimão.
Aspetos geográficos, históricos, administrativos
Provável porto romano, tornar-se-ia numa alcaria fortificada (s. XI-XII) durante a época islâmica. Em 1463, os seus moradores obteriam de D. Afonso V licença para fundarem a Vila Nova de Portimão, cuja denominação testemunha a pervivência do topónimo. De longa tradição piscatória, a vila desenvolver-se-ia no século XIX com a indústria conserveira, tendo sido elevada a cidade em 1924.
Informação específica de étimo para este topónimo
Do latim Portu Magnu 'Porto Largo', que deve ter designado o espaço aquático (como o Portus Magnus de Alexandria), constituído pelo amplo estuário do rio Arade, e também o eventual assentamento portuário. Há vários topónimos homónimos no Império Romano, nomeadamente na Mauretania Caesariensis (Bettioua, Argélia) e na Hispania Terraconensis (na zona de Almeria, Espanha).
Segundo o arabista David Lopes, o topónimo português atual tem como étimo direto a forma arabizada Bortmán, à semelhança da espanhola Porman (entre o Cabo de Palos e Cartagena), que em al-Idrisi se chama Bortmán(e) alcabir. Nesse sentido, o autor considera que a vogal i teria sido intercalada para facilitar a pronúncia do topónimo Nomesárabes_Lopes, p. 172. A variação vocálica é, todavia, um fenómeno frequente no árabe andalusi, pelo que é mais provável que o étimo próximo fosse Burtimún (< moçár. *Portuman), a atestação árabe mais antiga do topónimo (séc. XI), confirmada pela latinizada Portimunt (séc. XII) IberAlg. A forma atual Portimão advém da uniformização das vogais nasais finais -ã e -õ no ditongo -ão no português médio.
Documentação histórica
Antiga e medieval
- "Burtimún" séc. XI IberAlg., p. 42, n. 61.
- "Portimunt", 1189 RelNav, p. 43, onde ocorre como Porcimunt, devido a erro de leitura.
Moderna
- "Vila Nova chamada de Portimão" . Terá esta vila I.500 vizinhos e começou-se a edificar em tempo del-rei D. Afonso, quarto deste nome, por doze homens que a isso se obrigaram, o principal dos quais se chamava Portimão, donde tomou o nome." 1577 CoroAlg_XVI, p. 42 e 43
- "A vila de Vila Nova de Portimão está em terra chã, à borda de um rio, da parte do ponente, um tiro de bombarda da barra, pouco mais de mea légua da vila d'Alvor, duas da cidade de Silves, e quatro da vila d'Albufeira" c. 1610 HRAlg, p. 152
- "Villa Nova de Portimão. Villa da prov. do Algarve, séde de conc. e de com., dist. de Faro, bisp. do Algarve, rel. de Lisboa. (...) Está situada na margem direita do braço de mar chamado rio de Portimão. O seu porto é vasto e póde n'elle ancorar grande número de embarcações." 1889 DicChoro_Mattos
Paisagem toponímica próxima
Lagos, Lagoa, Albufeira.
Cognatos e nomes de lugares relacionados
- Rio Portimão, hidrónimo que, ainda no século XIX, designava o estuário que terminava na confluência das ribeiras de Boina e de Odelouca.
- Sítio de Portimões (ou da Estrumal, ou das Casinhas dos Mouros), originalmente uma estação romana de salga de peixe. É um topónimo derivado do apelido português no plural, o qual, por sua vez, pode provir do hidrotopónimo Rio Portimão, na vizinhança do qual se localiza o dito sítio, ou mesmo do topónimo Portimão.
Com origem no mesmo étimo de Portimão:
- Portmán (La Unión, Múrcia).
en Toponimia de Galicia e Portugal (PID2020-114216RB-C61), proyecto integrado en Toponomasticon Hispaniae, financiado por el MCIN/AEI/10.13039/501100011033/. http://toponhisp.org