Odelouca
Tipología o caracterización geográfica
Étimo
Ámbito semántico
Resumen general
Nome de rio que terá constituição híbrida, formada pelo elemento árabe WAD e um segundo elemento não árabe, talvez de origem latina.
Aspectos geográficos, históricos, administrativos
O rio Odelouca ou ribeira de Odelouca é um afluente do rio Arade (Algarve). Nasce na serra do Caldeirão, na freguesia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar, portanto, ainda no distrito de Beja, em território alentejano.
Información específica de étimo para este topónimo
O DOELP considera obscura a origem deste potamónimo. De qualquer modo, pode reconhecer-se nele o elemento WAD, que ocorre noutros topónimos do sul de Portugal, a maioria referentes a rios, como Odeleite, Degebe (de Odigebe), Divor (de Odivor) e Odemira (ver Mira).
Já quanto ao formante -louca, a sua etimologia é obscura. Avulta a semelhança de -louca com as formas Lakko ou Lakka, incluídas nos potamónimos Wādī Lakko ou Wādī Lakka, que nas fontes árabes correspondem ao atual rio Guadalete, em Cádis (ver Terés_Nómina, p. 346-359). No entanto, Khawli 2002 e Silva 2010 propõem que Odelouca represente o árabe [WĀDĪ] LŪKIYA, em que a segunda forma corresponde a uma forma onomástica hipotética, latina ou já romance, LUCI (LUCUS), LUCA (SANCTA LUCA) ou LUCINA (SANCTA LUCI[N]A).
É de notar que parte dos topónimos portugueses que integram WAD - Odemira, Odesseixe, Odiáxere - são também nomes de povoações nas margens de rios, o que para Khawli, Silva e Fernandes (2007 p. 169) pode ser indicativo do ponto até onde o correspondente era navegável.
Documentación histórica
Antigua e medieval
- "alius in eumdem fiuit qui dicitur Vydeloc" 1189 DerNaval p. 17
- "concedo [...] meam azeniam de Odylouca" 1273 ChancAfonsoIII-I, 2 p. 165
Moderna
- "Nesta ilha se divide o rio em dous braços, um corre ao note [...], outro para o noroeste, que é para o Delouca" 1607 HRAlg p. 156
- "Ponte de Odelouca... 1 1/2" 1841 CoroAlg_XIX p. 62
- "Ribeira de Odelouca.—Nasce na serra de Mu, na F. de S. Barnabé" 1874 Baptista_ChorogModernaPt p. 142
Paisaje toponímico próximo
O nome desta ribeira é também o de três aglomerados populacionais (dosi lugares denominados Odelouca, em Monchique, e um em Silves) e surge integrado em topónimos compostos, já criados em português (cf. RTP e CMP): Monte da Ribeira de Odelouca (Almodôvar, Beja), Casas de Odelouca (Silves, Faro). O elemento ode- tem várias ocorrências na toponímia algarvia, se bem que se trate de lugares ou nomes de rios que podem não estar próximos do rio Odelouca: a ocidente, no chamado Barlavento, Odiáxere (Lagos, Faro), nome de uma ribeira e de uma vila, e, já na costa ocidental, Odesseixe, também grafado Odeceixe (Aljezur, Faro); na parte oriental da região, Odeleite (Castro Marim, Faro), nome de ribeira e de povoação que é núcleo da freguesia também assim chamada.
en Toponimia de Galicia e Portugal (PID2020-114216RB-C61), proyecto integrado en Toponomasticon Hispaniae, financiado por el MCIN/AEI/10.13039/501100011033/. http://toponhisp.org