Odeleite
Tipoloxia o caracterització xeogràfica
Étimo
Ámbito semántico
Resum general
Nome de rio formado por um composto provavelmente híbrido, associando o elemento árabe WAD a um segundo elemento de origem incerta.
Aspectes geogràfics, històrics, administratius
Afluente da margem direita do rio Guadiana (cf. CMP 1:25 000, folhas 589 – Feiteira - Tavira, 590 – Alcarias, Alcoutim, 582 – Vaqueiros, Alcoutim, 583 – Odeleite, Castro Marim). Baptista_ChorogModernaPt (p. 152) refere que a nascente desta ribeira se encontra “a N. E. de Loulé; corre em direcção geral E. N. E. fazendo muitas e pronunciadas curvas; depois em curvas ainda maiores com as convexidades para o N. e em direcção geral a E., entrando no Guadiana, na F. de Odeleite, com 13l de curso”.
Información específica de étimo para este topónimo
Hidrónimo formado pelo árabe WAD e um segundo elemento de origem desconhecida. No DOELP, relaciona-se Odeleite ao hidrónimo andaluz Guadalete (Cádis) e a uma ribeira em Marrocos, a nordeste de Fez, uadi al-laban, literalmente ‘rio de leite’, o que implica analisar Odeleite como resultado de anexação, construção equivalente a um genitivo, na qual ambos os elementos estão determinados, embora apenas o segundo nome apresente o artigo: Guadalajara < árabe andaluz wad al-ḥaǧāra, ‘o rio (leito) das pedras’ (Noll 2006: 42).
Acontece que os hidrónimos e topónimos arabizados do território português que incluem o elemento WAD não parecem apresentar artigo, sugerindo que o segundo elemento é nome próprio: Odemira (cf. Mira), Odesseixe (cf. ribeira de Seixe). Mas, mesmo supondo que o [l] de -leite representa de algum modo a líquida do artigo árabe, não é possível identificar a origem árabe de -leite, que a ter essa proveniência, teria um [l] resultante da simplificação de duas líquidas (a do artigo e a do substantivo determinado) nem apoiar a análise do mesmo elemento como sintagma formado pelo artigo e um hipotético *-eite.
A relação com Guadalete e a sua etimologia não é despicienda. É de atentar na hipótese de Terés_Nómina (p. 346-359), que sugere que o segundo elemento do topónimo Guadalete provém do uso antroponímico de (al) layt ‘leão’ ou o nome do clã berbere dos banu allayt, donde wād allayt (Terés_1992, p. 25, n. 40), forma que permite explicar Guadalete, nome alternativo do rio Corbones (afluente da margem esquerda do Guadalquivir), e Guardalete, na província de Toledo.
Documentació històrica
Antiga i medieval
Sem formas medievais nas fontes consultadas.
Moderna
- "De Castro Marim três léguas para o norte está o lugar do Deleite" 1607 HRAlg p. 171
Paisatge toponímic proper
Nas margens do rio assim chamado, encontra-se a povoação do mesmo nome, Odeleite.
Cognats i topònims relacionats
Talvez Guadalete, na província de Cádis.
en Toponimia de Galicia e Portugal (PID2020-114216RB-C61), proyecto integrado en Toponomasticon Hispaniae, financiado por el MCIN/AEI/10.13039/501100011033/. http://toponhisp.org